sexta-feira, 29 de setembro de 2017


Neste Domingo é a vez da cidade de Ataléia/MG receber o projeto "A PRAÇA TEM TEATRO" realizado pela Fundação Viva Voz Cultural e Insólito Cia de Teatro com o apoio do FEC - Fundo Estadual de Cultura, Prefeitura de Ataléia, CRAS E Laticínio Atalat.  Será  dia 01 de outubro às 18 horas na Praça Tancredo Neves ( Praça Central). 
Venha você e toda sua família!

Nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, diversas cidades do  Vale do Mucuri receberão o divertido espetáculo "Bumerangueou", da Insólito Cia de Teatro. A peça conta a história do Senhor Descobridor de Coisas que está à procura de uma cidade. Entre músicas, cores e muita diversão ele já viajou o mundo e desbravou os lugares para encontrar essa tal cidade, mas até então não encontrou. Será que ele vai encontrar alguém para ajudar no meio do publico ? Só assistindo para descobrir!!!!

O evento faz parte do projeto aprovado pelo edital Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais de 2016 o projeto será apresentado em 10 cidades do Vale do Mucuri (Poté, Malacacheta, Ataléia, Itambacuri, Ladainha, Setubinha, Catuji, Itaipé, Novo Oriente de Minas e Franciscópolis.).


VOCÊ SABIA?

As primeiras notícias que se tem do povoamento do atual município, datam de 1928 quando chegava à região Vicente Pedroso dos Santos, vindo de Teófilo Otoni, fazendo as primeiras derrubadas e construindo sua habitação. Dois anos depois, chegaram outras famílias, entre elas José Juscelino, Altino Pedrosom, Antônio Lemos de Souza, João Machado, Marcelino Soares, Antônio Rodrigues e Salim Gazel. Posteriormente, Vicente Pedroso dos Santos doou uma área de três alqueires de terra para a instalação do comércio e a construção da Igreja.
O garimpo foi a principal causa da ocupação do atual município, para lá atraindo grande número de pessoas. Ainda hoje, vêem-se espalhadas por todo município muitas lavras como do avião, do Córrego Seco, terreiro de Pedra, Conja, Caianas e outras. Em 1928, era celebrada a primeira missa no povoado, tendo como padroeiro o Senhor Bom Jesus da Lapa.
A origem do topônimo deve-se ao fato de o município ter sido ponto de observação e vigilância quando o então Governador do Estado de Minas Gerais Dr. Benedito Valadares Ribeiro, criou uma expedição com a finalidade de estudar a emancipação dos povoados fronteiros com o Estado de Espírito Santo. Foi o povoado denominado "Ataléia"que significa ponto de observação, sendo mais tarde modificado para Ataléia para diferenciá-lo de duas outras cidades, já com o topônimo Ataléia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insólito Cia de Teatro encerra circulação do espetáculo " Alígero" pelo Alto Jequitinhonha

A Insólito Cia de Teatro encerrou neste sábado, 09 de março, o projeto Circulação Alto Jequitinhonha com o espetáculo "Alígero". ...