quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Neste sábado em Novo Oriente


Neste Sábado  é a vez da cidade de Novo Oriente/MG receber o projeto "A PRAÇA TEM TEATRO" realizado pela Fundação Viva Voz Cultural e Insólito Cia de Teatro com o apoio do FEC - Fundo Estadual de Cultura e Prefeitura de Novo Oriente.  Será  dia 07 de outubro às 19 horas na Praça João Roque. 
Venha você e toda sua família!

Nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, diversas cidades do  Vale do Mucuri receberão o divertido espetáculo "Bumerangueou", da Insólito Cia de Teatro. A peça conta a história do Senhor Descobridor de Coisas que está à procura de uma cidade. Entre músicas, cores e muita diversão ele já viajou o mundo e desbravou os lugares para encontrar essa tal cidade, mas até então não encontrou. Será que ele vai encontrar alguém para ajudar no meio do publico ? Só assistindo para descobrir!!!!

O evento faz parte do projeto aprovado pelo edital Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais de 2016 o projeto será apresentado em 10 cidades do Vale do Mucuri (Poté, Malacacheta, Ataléia, Itambacuri, Ladainha, Setubinha, Catuji, Itaipé, Novo Oriente de Minas e Franciscópolis.).



VOCÊ SABIA?



O município tem sua origem a partir do povoado de Jaboti, pertencente ao Município de Teófilo Otoni, que depois passou a ser chamado de Frei Gonzaga, em homenagem a um sacerdote franciscano. 
Paralelamente ao desenvolvimento de Frei Gonzaga, a partir de uma fazenda pertencente a Inácio Pereira, que em 1936 foi adquirida por João Roque e sua esposa, Sra. Cristina Ferreira Coimbra, deu-se início a uma nova aglomeração, tendo em vista ter sido, em 1946, descoberto que o subsolo desta fazenda era rico em pedras semi-preciosas, atraindo vários garimpeiros, surgindo daí, pequenos estabelecimentos de comércio para suprir a crescente necessidade dos moradores daquele aglomerado ainda sem nome. O Sr. João Roque, intentando a organização de uma feira livre em Frei Gonzaga, procurou os líderes políticos locais, João Pedrosa da Costa e Aprígio Martins Gabriel buscando apoio a sua idéia, mas como não houve a participação da população, a feira não se firmou.Apesar do insucesso da feira em Frei Gonzaga, o Sr. João Roque organizou em sua fazenda uma feira nos mesmos moldes da anterior, e desta vez obteve grande sucesso. A partir daí, com os frequentes eventos ali realizados, a fazenda se tornou um povoado denominado de Belo Oriente.Na década de 1950, Belo Oriente teve sua primeira professora, Sra. Alexandrina Sena Lima, que lecionava em sua própria casa, até que o Sr. João Roque doou um terreno para construção de um salão.Em um terreno também doado por João Roque, foi construída, através de mutirão, a igreja católica, com recursos advindos de festas promovidas para esse fim. A primeira missa foi celebrada por Frei Obaldo. O primeiro bispo que visitou o povoado de Belo Oriente foi, Dom José Maria Pires de Araujo, da Diocese de Araçuaí, MG. Em 1974, chega o Padre Domingos, iniciando sua jornada na região.Em 23 de julho de 1975, foi instalado o Cartório do Registro Civil e Notas, tendo como titular o Sr. Manoel da Silva Medeiros. O primero casamente ali realizado foi o do Sr. Marcelo Roque Coimbra com a Sra. Josefa Coimbra Ferreira.Em novembro de 1976, foi inaugurada a energia elétrica, pelo então prefeito do município (Teofilo Otoni).
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Frei Gonzaga (ex-povoado de Jaboti), com terras desmembradas do distrito de Pavão, pela Lei nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Teófilo Otoni. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Frei Gonzaga, figura no município de Teófilo Otoni. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Oriente de Minas, pela Lei Estadual nº 10703, de 27-04-1992, desmembrado de Teófilo Otoni. Sede no atual distrito de Novo Oriente de Minas (ex-Frei Gonzaga). Constituído de 2 distritos: Novo Oriente de Minas e Rio Pretinho, ambos desmembrados de Teófilo Otoni. Instalado em 01-01-1997.Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Novo Oriente de Minas e Rio Pretinho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insólito Cia de Teatro encerra circulação do espetáculo " Alígero" pelo Alto Jequitinhonha

A Insólito Cia de Teatro encerrou neste sábado, 09 de março, o projeto Circulação Alto Jequitinhonha com o espetáculo "Alígero". ...